quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Os melhores filmes que eu vi em 2014

Inevitavelmente, todo cinéfilo também gosta de números. E de listas. Conhecer obras relevantes da história do cinema é um processo natural que qualquer espectador com maior afinco ao cinema dedicará algum tempo. Daí, portanto, que ver muitos filmes acaba sendo uma consequência um pouco de curiosidade e um pouco de dedicação.

Seguindo o costume iniciado ano passado, publico aqui a lista dos filmes que vi durante o ano. Foram 510 filmes vistos. Um número expressivo considerando todas as outras atividades e demandas durante o ano. Embora tenha sido uma marca pessoal (inicialmente planejava uma média de 365), não foi algo difícil de conseguir. A cidade de Porto Alegre -- ainda que sofra com a ausência de uma mostra de expressão considerável e também deixe de exibir comercialmente vários filmes --, foi capaz de deixar os cinéfilos felizes durante o ano passado. Apenas para citar alguns, lembro da mostra que seguiu o ano inteiro acompanhando os filmes favoritos do cineasta francês François Truffaut, que percorreu os filmes comentados por ele no livro Os filmes de minha vida. Nesta mostra, foi exibido filmes de cineastas importantíssimos como Jean Renoir, Fritz Lang, Frank Capra, Howard Hawks, Billy Wilder, Douglas Sirk, Rober Bresson, Ingmar Bergman, Luis Buñel, Alfred Hitchcock, Akira Kurosawa, Orson Welles, Frederico Fellini, Roberto Rosselino, entre outros. Além de todos os filmes do prório François Truffaut. Paralelamente, ao longo do ano, ocorreram outras mostras como a Nouvelle Vague Checa, Santander Cultural com filmes nacionais,  A Vingança dos Filmes B, Cinema Esquema Novo, Fantaspoa, etc.

Na lista que segue, elenco os melhores filmes que eu vi e que tiveram exibição comercial. Infelizmente, alguns só tiveram exibição em mostras e não os considerei na lista (mas farei uma menção a eles logo abaixo). Ao término divulgo a lista de todos os filmes vistos.

Os 10 melhores


10. Entre Nós (Paulo Morelli) 
Há alguma coisa no filme que causa empatia e reconhecimento com o público. E não é apenas o elenco de faces conhecidas. Uma produção nacional que mostra que a produtora Globo Filmes (que praticamente domina e  homogeniza as exibições comerciais no país) é capaz de investir em ótimas produções.




9. Mommy (Xavier Dolan)
Xavier Dolan é o cineasta pródigo do cinema quebequense. Seu último filme explora uma complexa relação entre mãe e filho. E convida o espectador a entrar nesse mundo através de uma série de recursos narrativos interessaníssimos.


 




 8. Ela (Spike Jonze)
A metáfora do amor em um mundo tecnológico.











7. Sob a pele (Jonathan Glaze) 
Glaze não se submeteu às regras de gênero. O resultado foi um interessantíssimo estudo de personagem na pele da alienígena (?) Scarlett Johansoon.




                                                                                     




 6. O Homem Duplicado (Denis Villeneuve)
Villeneuve tem tido uma carreira interessante. Ao levar para as telas a obra do Saramago conseguiu  criar uma trama envolvente tematicamente e narrativamente.







5. O lobo de Wall Street (Martin Scorsese)
Scorsese em ótimo desempenho trazendo seus maravilhosos (e moralmente condenáveis) personagens. 










4. Amar, beber e cantar (Alain Resnais)
Último filme do Resnais. Reinventou o cinema várias vezes, até o fim.




 
 


3. Era uma vez em Nova York (James Gray)
Imerso em uma belíssima fotografia e uma maravilhosa direção de arte, Gray constrói uma história tocante.  E ainda nos brinda com alguns dos melhores planos do ano.





 

2. O lobo atrás da porta (Fernando Coimbra)

Surpreendente e desafiante, o primeiro longa do Coimbra explora temas como o limite do ódio, desejos e mentiras. Tematicamente rico (característica do cinema nacional) e envolvente que fica difícil entender qual a razão de vários exibidores o terem desprezado.






1. Bem vindo a Nova York (Abel Ferrara)
Parcialmente inspirado em fatos reais, Gérard Depardieu aprece em um papel de um homem moralmente sujo, grotesco e impulsivo. Quem conhece um pouco da filmografia do Ferrara sabe que ele está bem confortável em explorar figuras indesejáveis. Talvez por isso que o filme encante, mesmo que nos cause repulsa.




Menção honrosa - 7 filmes

Tabu (Miguel Gomes, Portugal)
Garota exemplar (David Fincher)
Avanti Popolo (Michael Wahrmann, Brasil)
Relatos selvagens (Damián Szifron, Argentina)
Castanha (Davi Pretto, Brasil)
O abutre (Dan Gilroy, EUA)
Boyhood (Richard Linklater, EUA)


As não estreias
Filmes ótimos e maravilhosos que não tiveram exibição comercial (acredito que alguns ainda têm chance, outros nem tanto. Acontece que alguns foram lançados, porém com cópias tão limitadas que , até onde eu sei, não chegaram na cidade de Porto Alegre).

Ela volta na quinta (André Novais Oliveira, Brasil)
Educação sentimental (Júlio Bressane)
Batguano (Tavinbo Teixera)
O que se move (Caetano Gotardo)
O ciúme (Philippe Garrel)
Cavalo Dinheiro (Pedro Costa)
Babadook (Jennifer Kent)
 

Ruins

Transcendence - A Revolução (Wally Pfister) 
Elenco notável: Johnny Depp, Rebecca Hall, e Morgan Freeman. Produção executiva de Christopher Nolan. É aquela mistura com todos os ingreientes interessantes. Faltou um bom cozinheiro. Neste caso, a culpa também é das estrelas.

Ouija - O Jogo dos Espíritos (Stiles White)
 

Sofrível e sonolento. Os episódios de suspense da Malhação devem ser melhores.

O Apocalipse (Vic Armstrong)

 Muito provavelmente uns dos filmes mais horrorosos de Hollywood dos últimos anos.

Lucy (Luc Besson)

 Ainda tem gente que leva Luc Besson a sério?

Lista completa dos filmes vistos


      * Péssimo      ** Regular      *** Bom       **** Ótimo      ***** Obra-prima
1
O homem do futuro
**
2
Assalto ao banco central
**
3
A Caverna dos Sonhos Esquecidos
****
4
Tabu
****
5
Um corpo que cai
*****
6
Ninfomaníaca, volume 1
***
7
Vestida para matar
***
8
O homem que não dormia
***
9
O rei do cagaço
**
10
Porta de fogo
**
11
O dia que durou 21 anos
***
12
O homem urso
****
13
Irmãs diabólicas
***
14
O exercício do caos
***
15
Elena
****
16
Jovem e bela
***
17
O céu de Suely
****
18
Os belos dias
**
19
Caça aos gângsteres
***
20
O lobo de Wall Street
*****
21
Alice e as cidades
*****
22
Febre do rato
****
23
Eu me lembro
***
24
O que se move
*****
25
Simone
***
26
O menino japonês
***
27
O Encouraçado Potemkin
*****
28
Cobra verde
***
29
O homem da Terra
**
30
Nosferatu: o vampiro da noite
**
31
Clandestina felicidade
**
32
A invenção da infância
**
33
Lady Vingança
***
34
Doodlebug
****
35
Um tiro na noite
***
36
What's a Nice Girl Like You Doing in a Place Like This?
***
37
Rolex de ouro
****
38
Sonho mórbido
****
39
O presente
**
40
 O homem sem cabeça
**
41
Trabalhar cansa
****
42
Um ramo
***
43
O lenço branco
***
44
The big shave
***
45
Reality - a grande ilusão
***
46
A grande beleza
***
47
Os sete samurais
*****
48
Um dia na vida
*****
49
Velinhas
***
50
Trapaça
****
51
Boca de lixo
**
52
Notícias de uma guerra particular
***
53
O baile perfumado
****
54
Sinédoque, Nova York
*****
55
It’s Not Just You, Murray!
***
56
Baixio das bestas
***
57
Edifício Master
*****
58
Philomena
**
59
Quando eu era vivo
***
60
Os caçadores de obras primas
**
61
Yojimbo, o guarda-costas
****
62
Madame Satã
***
63
Santo forte
***
64
Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum
***
65
O homem do ano
***
66
Ela
****
67
Robocop, O Policial do Futuro
***
68
Lugar Algum
***
69
Os famosos e os duendes da morte
***
70
A Perseguição
***
71
Ensaio de um crime
***
72
Acossado
****
73
Most - A Ponte Entre o Agora e Sempre
***
74
Zero de conduta
****
75
Um dia no campo
*****
76
Robocop
***
77
O Atalante
*****
78
12 anos de escravidão
***
79
A grande ilusão
*****
80
The Killers
***
81
There Will Be No Leave Today
***
82
The Steamroller and the Violin
***
83
O maior espetáculo da Terra
**
84
Viver a Vida
*****
85
Trapézio
**
86
Neblina e Sombras
***
87
A carruagem de ouro
****
88
French cancan
****
89
Lights Out
***
90
Fear of the dark
***
91
As estranhas coisas de Paris
***
92
Closer - perto demais
*****
93
O testamento do Doutor Cordelier
*****
94
O rio sagrado
***
95
Alemão
***
96
Ladrão de Alcova
****
97
Babilônia 2000
****
98
El Empleo
***
99
A doença do sono
***
100
27 Corações
**
101
Davi e os Aviões
**
102
Kassandra
***
103
Fantasmas da Cidade
**
104
Os duelistas
***
105
Depois do vendaval
***
106
M, o vampiro de Dusseldorf
*****
107
O grande segredo
***
108
Entre nós
****
109
A chuva
***
110
No silêncio de uma cidade
*****
111
Suplício de uma alma
****
112
O galante Mr. Deeds
****
113
Amores possíveis
**
114
Noé
***
115
No ano de 2020
***
116
Zardoz
***
117
A mulher faz o homem
*****
118
Scarface, a vergonha de uma nação
****
119
A felicidade não se compra
****
120
Adorável vagabundo
***
121
Quarto 666
***
122
Amargo pesadelo
****
123
Memómias de Xangai
***
124
Na neblina
***
125
Bananas
****
126
Fandango
***
127
Dark Star
***
128
Inverno da alma
****
129
A mosca
****
130
A fúria
****
131
Os homens preferem as loiras
***
132
Alabama Monroe
***
133
Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu
***
134
Flagrante de queda de avião
**
135
Iluminação íntima
***
136
Coragem todo dia
****
137
A festa e os convidados
*****
138
A piada
***
139
Diamantes da noite
*****
140
140-Marketa Lazarova
*****
141
Pedro, o negro
****
142
Trens estreitamente vigiados
****
143
Valerie e sua semana de deslumbramentos
****
144
O homem errado
****
145
Getúlio
**
146
Aguirre, a Cólera dos Deuses
****
147
As pequenas margaridas
****
148
A Sombra de uma Dúvida
***
149
Os dias com ele
***
150
O cremador
*****
151
Educação sentimental
*****
152
Hoje eu quero voltar sozinho
****
153
Ninfomaníaca, volume 2
***
154
Um U.R.S.O na minha rua
***
155
Merda!
***
156
Europa
****
157
Godzilla
**
158
Sob a pele
****
159
Os filmes que não fiz
***
160
160-X-men: os dias de um futuro esquecido
***
161
Vera Cruz
***
162
Manhattan
*****
163
Contestação
**
164
Orgia ou o Homem que deu cria
****
165
A gatinha esquisita
***
166
Os últimos dias em Marte
*
167
Amor, palavra prostituta
****
168
O Anjo Nasceu
****
169
Vidas amargas
****
170
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
****
171
A Garota de Lugar Nenhum
****
172
Um Dia, Um Gato
**
173
O Diabo, Provavelmente
***
174
O mensageiro do diabo
*****
175
Moscou
***
176
LV-426
**
177
Oldboy
***
178
O lobo atrás da porta
*****
179
Praia do futuro
****
180
Quem é o infiel?
***
181
Limite
*****
182
No limite do amanhã
***
183
Pelos Caminhos do Inferno
****
184
Laranja Mecânica
*****
185
Picnic na montanha misteriosa
****
186
O fantasma do paraíso
***
187
Enigma na Estrada
***
188
Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto
****
189
O sonho de Cassandra
***
190
Pobres Diabos no Paraíso
***
191
Amarga Esperança
****
192
Cinzas que queimam
*****
193
Transcendence - A Revolução
*
194
O invasor
****
195
Delírios de loucura
****
196
O céu sobre os ombros
***
197
Mauro Shampoo - Jogador, Cabelereiro e Homem
**
198
Trópico das Cabras
***
199
Por Gentileza
**
200
O que matou por amor
****
201
Réquiem
***
202
Almas em Chamas
***
203
Palavras ao vento
*****
204
Morango com Limão
**
205
O espelho
**
206
Ato final
***
207
Trabalho Interno
***
208
A menina santa
**
209
A visitante francesa
***
210
O guardião
**
211
A travessia de Paris
***
212
A Casa de Pequenos Cubinhos
****
213
Dimensões do Diálogo
****
214
Grisbi, Ouro Maldito
***
215
O professor
***
216
BURN·E
**
217
Avanti Popolo
****
218
A Um Passo da Liberdade
*****
219
Vestido de Laerte
***
220
As Damas do Bosque de Boulogne
***
221
Angustia
***
222
Os anjos Exterminadores
***
223
Mascarados
***
224
Pietá
***
225
Quem disse medo
***
226
Os suspeitos
*****
227
Um Condenado à Morte Escapou
*****
228
Brinquedo proibido
****
229
A Inglesa e o Duque
****
230
Serras da desordem
****
231
O mistério de Picasso
****
232
O testamento de Orfeu
***
233
Vic + Flo Viram um Urso
***
234
O prazer
*****
235
Killer Joe
*****
236
Possuídos
*****
237
Viver e Morrer em Los Angeles
*****
238
Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho
***
239
Dias do Paraíso
*****
240
Parceiros da noite
***
241
Estamira
*****
242
O planeta dos macacos - o confronto
***
243
Lola Montès
****
244
Se...
***
245
Heli
***
246
Rubber
**
247
Bestiário
***
248
O bravo guerreiro
*****
249
Desejos Proibidos
***
250
Lições da Escuridão
*****
251
Redemption
**
252
A Outra Terra
**
253
Terra de Ninguém
****
254
Ama-me ou esquece-me
**
255
Terra do Silêncio e da Escuridão
*****
256
Meu Tio
***
257
Inimigos públicos
***
258
Cuidado madame
*****
259
As Férias do Sr. Hulot
***
260
Carta de uma desconhecida
****
261
Gritos e sussuros
*****
262
Alien - O Monstro Assassino                    
*
263
Jornada nas Estrelas - o filme
***
264
Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan
***
265
Sorrisos de uma Noite de Amor
****
266
Madame Bovary
***
267
Uma Lição de Amor
****
268
Riocorrente
****
269
O Homem das Multidões
***
270
Sede de paixões
***
271
Noites de circo
***
272
Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock
**
273
O Capitão de Köpenick
****
274
A última ponte
***
275
Guardiões da galáxia
***
276
Jornada nas Estrelas IV - A volta para a casa
***
277
O General do Diabo
***
278
O Médico Alemão
***
279
Música na noite
***
280
Aqui e acolá
****
281
A margem
*****
282
Ozualdo Candeias e o Cinema
****
283
No Limiar da Vida
****
284
A Hora do Lobo
****
285
A paixão de Ana
*****
286
Uma dose violenta de qualquer coisa
***
287
O salário do medo
*****
288
Viridiana
****
289
O comboio do medo
*****
290
Os rapazes da banda
*****
291
Síndrome do mal
***
292
Tristana, Uma Paixão Mórbida
***
293
A bela da tarde
****
294
Lawrence da Arábia
****
295
A festa de aniversário
*****
296
Boy Meets Girl
****
297
Quando eu era sombrio
***
298
The Square
***
299
Alien
*****
300
Medéia
***
301
Noites de Cabíria
*****
302
Blinkity Blank
***
303
Neighbours
***
304
Pen Point Percussion
***
305
Dots
**
306
Boogie Doodle
***
307
Oito e meio
*****
308
Sangue ruim
****
309
Alemanha, ano zero
***
310
Roma, cidade aberta
****
311
Bem vindo a Nova York
*****
312
Beber, cantar e amar
****
313
A oeste do fim do mundo
***
314
Riddick 3
*
315
Aliens
****
316
Boa Noite e Boa Sorte
***
317
Francisco, Arauto de Deus
****
318
Pas de deux
***
319
Swinging the Lambeth Walk
***
320
Terra sem pão
*****
321
Viagem à Itália
****
322
Era uma vez em Nova York
****
323
Stromboli
*****
324
Olhos de serpente
*****
325
Hélio Oiticica
***
326
A Batalha de Solferino
****
327
O vício
****
328
Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia
****
329
Vício frenético
*****
330
O rei de Nova York
****
331
Manakamana
***
332
Maze Runner
**
333
A trágica farsa
***
334
A Floresta Petrificada
****
335
Cruz de ferro
*****
336
Corações famintos
***
337
De menor
***
338
A infância de Ivan
****
339
Gangues do Gueto
**
340
Meshes of the Afternoon
****
341
Assalto e roubo do trem
*****
342
La jetée
****
343
O último refúgio
****
344
Viagem através do impossível
*****
345
Quarto 237
***
346
Uma aventura na Martinica
***
347
Coisas secretas
*****
348
Uma família
**
349
Miss Violence
***
350
Assim caminha a humanidade
****
351
A religiosa
*****
352
E Deus criou a mulher
***
353
Nas garras do vício
****
354
Sin City: A Dama Fatal
**
355
Uma Família em Tóquio
****
356
Cortinas Fechadas
***
357
A tortura do silêncio
***
358
O Apartamento
***
359
Os amantes
****
360
De Quinta a Domingo
***
361
Garota Exemplar
****
362
Muriel
****
363
Era uma vez em Tóquio
*****
364
Livrai-nos do mal
**
365
Ela e o Seu Gato
***
366
Novas lutas extravagantes
****
367
Uma noite terrível
***
368
Escamotage d'une Dame au Théâtre Robert Houdin
***
369
Le Manoir du Diable
****
370
Castanha
****
371
O homem mais procurado
****
372
Os últimos cartuchos
***
373
Depois da bola
***
374
Violent Cop
****
375
A hora mais escura
***
376
Maria Ninguém
*
377
Outros mundos
***
378
Recife frio
****
379
A Idade do Ouro
***
380
Viva a liberdade
***
381
O Impressionante fim do Século
****
382
Meu amigo Totoro
*****
383
Um dia de prazer
***
384
Marnie, confissões de uma ladra
***
385
O locatário diabólico
*****
386
Sete homens e um destino
***
387
O Sonho de Rarebit Fiend
****
388
O grande herói
***
389
Ela volta na quinta
****
390
A oeste dos trilhos
****
391
O Jogo de Geri
**
392
Um dia cheio
****
393
O Estudante
***
394
Filha distante
***
395
Os irmãos Mai
***
396
O apocalipse
*
397
A Fonte da Donzela
*****
398
A regra do jogo
*****
399
O bolo
**
400
O Poeta Dinamarquês
***
401
Autómata
***
402
Éric Rohmer educativo: entrevista com Jean Renoir e Henri Langlois sobre Louis Lumière
*****
403
A vingança da pantera cor de rosa
*
404
O jardineiro regando
****
405
O almoço do bebê
***
406
Panorama Pendant L'ascension de la Tour Eiffel
****
407
Um assaltante trapalhão
***
408
Relatos selvagens
****
409
Antoine et Colette
****
410
Um céu de estrelas
*****
411
O tiro no pianista
***
412
Um Só Pecado
*****
413
Jules e Jim: Uma mulher para dois
****
414
O tempo que vale mais
***
415
Les Bons Débarras
****
416
Corrida silenciosa
***
417
Interestelar
***
418
Beijos proibidos
***
419
Quase abduzidos
**
420
Barba azul
**
421
A banda de um homem só
**
422
Cavalo Dinheiro
*****
423
Domicílio Conjugal
**
424
O cíúme
****
425
A noiva estava de preto
***
426
Ten Glorious Seconds
**
427
Normal love
***
428
Scotch Tape
**
429
Songs for rent
**
430
Sinbed of Baghdad
**
431
Flaming Creatures
***
432
Parque soviético
***
433
Com os punhos cerrados
***
434
Coffee
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435
Bruce Lee in the Land of Balzac
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436
Line Describing a Cone
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437
Uma jovem tão bela como eu
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438
Lucy
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439
Lavatory Lovestory
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440
Oktapodi
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441
The God
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442
Duas inglesas e o amor
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443
Sain Laurent
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444
The Georgetown Loop
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445
Perfect Film
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446
A erva do rato
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447
Matou a familia e foi ao cinema
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448
Almoço na relva
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449
Batguano
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450
Jardim das espumas
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451
A mulher do lado
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452
De repente, num domingo
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453
Nós vamos te comer
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454
Cuidado madame
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455
A opinião pública
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456
A noite americana
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457
Jogos Vorazes: A esperança - parte 1
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458
Água Para Elefantes
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459
Boyhood - Da Infância à Juventude
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460
Sem Essa Aranha
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461
Meninos do kichute
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462
Os amigos
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463
Barão Olavo, o Horrível
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464
O homem que amava as mulheres
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465
Milagre em St. Anna
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466
Buena Vista Social Club
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467
The Natural Life of Mermaids
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468
Pray
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469
Revelações  de um Cineasta Canibal
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470
Carne
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471
Nua Por Dentro do Couro
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472
Peck Pocketed
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473
A saída do barco
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474
Fête de Paris 1899 - Concours D'automobiles Fleuries
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475
À Meia-Noite Levarei Sua Alma
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476
O massacre da serra elétrica
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477
A Família do Barulho
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478
Copacabana Mon Amour
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479
O Abismo
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480
Hitler 3º Mundo
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481
O Hobbit: a batalha dos cinco exércitos
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482
Mommy
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483
Monster
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484
Libertem Angela Davis
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485
Ouija - O Jogo dos Espíritos
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486
Mil vezes boa noite
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487
Incêncios
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488
Amor só de mãe
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489
Liga-pontos
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490
HCl
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491
A que chamamos de aurora
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492
Bar
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493
A era do metal
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494
Síndrome de Lobisomem
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495
Mouchette
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496
Babadook
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497
Favula
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498
Êxodo: Deuses e Reis
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499
O livro mágico
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500
Un Homme de tête
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501
O Assassino da Furadeira
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502
Falsa Loura
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503
14 Bis
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504
Relíquia Macabra
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505
O homem duplicado
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506
A Mulher de Todos
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507
O assalto ao trem pagador
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508
Wanderes
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509
O Abutre
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510
Lacrau
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domingo, 28 de dezembro de 2014

O cinema nacional em 2014


Entre Nós ( Paulo Morelli)
Eis uma expressão típica de alguém que recentemente viu um filme: "Poxa, o filme é muito bom. Nem parece que é cinema nacional." Então diagnóstico mais provável é: Você tem visto pouquíssimos filmes nacionais, pois esta é a média da qualidade de nossas produções. De fato, filme brasileiro de boa qualidade não é nenhuma aberração: Nossas produções estão entre as mais versáteis do mundo, tanto em forma como em conteúdo. E quem pensa que esta alegação é muito ousada basta checar os títulos lançados no ano de 2014.

Hoje eu não quero voltar sozinho (Daniel Ribeiro)
Como referência, lembremos o informe da ANCINE relativo ao primeiro trimestre do ano:  Foram vendidos 7,3 milhões de ingressos para filmes nacionais (comparando, a venda de filmes estrangeiros foi 4 vezes maior). Mais do que isso, três filmes brasileiros se posicionaram na lista das dez maiores bilheterias deste período: Muita Calma Nessa Hora 2, S.O.S Mulheres ao Mar e Até que a Sorte nos Separe 2. Este último, por exemplo, superou o número de salas em que estreou filmes estrangeiros como 300: a ascensão do império e Robocop. Apesar destes números animadores (representa quase 16% a mais do que o mesmo período do ano passado) nenhum dos filme desses três filmes revelam a diversidade do cinema atual. Ou melhor, eles fazem parte de um universo de filmes bem mais rico. É evidente que esses três exemplares atingiram maior público porque foram lançados em um maior número de salas: Maior número de salas implica maior bilheteria. Entretanto, popularidade não implica necessariamente em qualidade, muito menos em totalidade (tendo em vista a diversidade de nossos filmes). Não é por acaso, portanto, que recentemente a ANCINE propôs uma discussão para evitar filmes ocupando mais de 30% das salas de cinema (não tem sido um ato de imposição como alguns pensam, justamente porque a decisão tem sido pensada após discussões maduras com os exibidores e distribuidores, os quais inclusive têm aceitado a ideia [leia mais aqui]) -- justamente para evitar a prática de uma concorrência predatória e abusiva.

Tomando a cidade de Porto Alegre como uma referência (representa uma média do que chega aos cinemas), segue uma pequena lista dos filmes que tiverem exibição em 2014. A lista refere-se aos filmes que eu vi (a cotação é minha, e de maneira alguma deve ser entendida como um guia para o que deve ou não ser visto).



No total, foram 28 filmes. Alguns comentários:
- Numericamente, essa quantidade equivale a mais de 2 filmes por mês ao longo do ano. Um número razoável, embora ainda pequeno, frente a quantidade de filmes produzidos anualmente. Mas, certamente, é uma boa oferta ao espectador (sobretudo para aquele que diz não existir boas produções nacionais, mas não vê os filmes).

- É notável a diversidade de gênero, temática e criatividade. Compare, por exemplo, dois maravilhosos títulos como Educação sentimental e o O lobo atrás da porta; são não apenas tematicamente distintos, mas ilustram a riqueza de obras tão diferentes que fica difícil pensar que algum dos dois não agrade algum público (em alguns casos ambos agradam o mesmo espectador, como foi o meu caso).
- No que diz respeito à qualidade do filme, apenas dois eu classifiquei como regular (Getúlio e Meninos de Kichute).


- Todos os filmes estavam com acesso relativamente fácil. Certamente metade deles estiveram em cinemas de shopping (embora, infelizmente, com número de cópias reduzidas).
- Esta é uma pequena lista. Evidentemente há muitos outros filmes que não consegui ir ver. Muitos deles tivereram estreia comercial, e por algum motivo não pude conferir. Ao longo do ano registrei alguns títulos que tiveram exibição e eu não vi. Segue alguns exemplos: A Farra do Circo, Em busca de um lugar, Jogo das decapitações, Até que Sbórnia nos separe, Tim Maia, Janeiro 27, De volta, As Aventuras do Avião Vermelho, Brincante.
- E há outros títulos (alguns promissores) que ainda não tiveram exibições, como: Uma passagem para Mário, Gata velha ainda mia, Entre vales, Insônia, Jogo de xadrez, O grande Kilapy, O segredo dos diamantes, O menino no espelho.
- Obviamente, há outros que devem ter estreados e me passou desapercebido neste momento.
O lobo atrás da porta (Fernando Coimbra)
- Curiosamente, alguns detratores do cinema nacional pensam que nossas obras se resumem  às globochanchadas. Algumas dessas obras são, eu reconheço, de qualidade duvidosa. Mas é um pouco desonesto manifestar desagrado ao cinema nacional se o sujeito se limita a essas obras e, ainda pior, se opõe à medidas inclusivas como a da ANCINE (que deve permitir mais diversidade de filmes). Rubens Ewald Filho comenta sobre isso: “Por alguma razão o espectador normal ou costumeiro só vai assistir as comédias, em geral cariocas, com a mesma meia dúzia de atores, rendendo mais ou menos, dependendo de serem melhores ou piores.”
- Os que não veem os filmes (por desinteresse ou mesmo por pouco acesso) não estão em condições de levar adiante a lógica torta “eu não vi, logo não existem”. Eles existem, e não há evidência melhor para isso que os próprios filmes (já comentei sobre isso aqui e aqui).
  - Minha defesa ao cinema nacional é uma consequência da qualidade dos filmes, e não porque eles são nacionais. Se eu fosse entrar na onda da síndrome do cachorro, a tendência provável seria eu torcer o nariz e evitar os filmes. Abandonar a preguiça e o preconceito fílmico pode ser uma experiência cultural recompensadora. Os filmes estão por aí. Basta vê-los!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Natal para ateus?

Natal é para todos e todas que quiserem.

Existe uma justificativa histórica: Muito antes da existência de Jesus, já existia o costume dos povos pagãos como a árvore, o pinheiro e a troca de presentes. Um dos festivais mais conhecidos foi a Saturnália, um festival romano que honrava o deus Saturno no mês de dezembro (quem datam de pelo menos dois séculos antes de Cristo). É correto dizer que o Natal foi um "agregado" de várias culturas pagãs que a igreja católica adotou. 

Ser ateu não é, necessariamente, ser anti-religião. Não só pelo fato de existirem religiões ateístas (como o budismo e o jainismo), mas também pela mero reconhecimento que pessoas têm crenças (e sim, ateísmo é uma crença) pelas mais diversas razões e, por isso, são dignas de respeito (respeito à pessoa, o que não significa que crenças não possam ser criticadas e discutidas). Parte disso explica meu afastamento das ideias mais exageradas como aquelas incentivadas por Richard Dawkins. Alguns estariam dispostos a entender que a religião é um dos maiores males existentes, e portanto devemos aderir a uma batalha (não-violenta) para extingui-las. Eu penso que essa tese não é apenas um delírio do ponto de vista operacional, mas também é moralmente equivocado. O desejo de homogeneizar crenças pode ser igualmente perigoso quanto a ortodoxia extremista adotados por alguns em um mundo com pluralidade de crenças.

Para alguém que já foi um religioso frequentador de cultos, posso dizer por experiência (embora minha subjetividade não seja verdade absoluta) que participar de eventos religiosos pode ser muito recompensador. Mas, como diria Carl Sagan, nem tudo que é reconfortante necessariamente releva uma verdade. Não pretendo me alongar nas razões pelas quais abandonei a crença cristã. O que está em causa neste momento é: Ser ateu não é fazer parte de uma elite intelectual que tem acesso privilegiado da verdade; da mesma forma, ser cristão não dá direito exclusivo a uma comemoração chamada Natal. Naturalmente que o cristão deve entender a data de uma maneira distinta daquela do ateu. Mesmo assim, até mesmo o ateu pode, se quiser, comemorar o nascimento de Jesus. Não vejo nenhuma contradição nisso, desde que entenda a data como comemoração do Jesus histórico (e não mitológico -- aliás, muito provavelmente longe de aparentar aquele semblante caucasiano espalhado pelas mensagens bonitinhas) que ajudou a espalhar boas práticas morais. De qualquer forma, a chamada regra de ouro ("Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você") nem é original de Jesus. Há registros que pensadores em épocas anteriores chegaram a mesma conclusão de maneira independente. Alguns chamam de ética da reciprocidade: Apareceu coisas semelhantes no budismo, no zoroatrismo, no judaísmo, no confucionismo, no hinduísmo, e recentemente (em comparação com as demais religiões) no cristianismo.

Da mesma forma como o Natal não é exclusividade dos cristãos, qualquer arte insipidara e produzida por religiosos pertencem a toda a humanidade. Eu sou grande admirador da banda U2 (uma banda evidentemente cristã, inclusive com letras explícitas) e fascinado pela obra cinematográfica do russo Andrei Tarkovsky (um religioso declarado, inclusive em seus filmes). Isso revela algo muito peculiar: Sentir-se envolvido por uma manifestação cultural não é exclusivo de uma crença. Basta a arte existir no mundo que qualquer indivíduo pode ser vulnerável a ela. E não é apenas empatia que está em causa. Acredito que qualquer ação que não possa ser inclusiva -- ou seja, que coloquem pessoas em guetos e as classifiquem preconceituosamente --, é uma ação condenável moralmente. E para entender isso apenas emoção pode não ser suficiente. É necessário investir um pouco de razão.

Confraternizar com pessoas com crenças diferentes não é apenas culturalmente enriquecedor (desde que a confraternização não traga nenhum dano --psicológico inclusive -- ao sujeito), mas é também reconhecer racionalmente que um mundo plural e diverso é a melhor resposta que humanidade pode dar no sentido de evitar os excessos destrutivos que têm sido, infelizmente, uma marca registrada deste frágil planeta

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Maconha incomoda muita gente. Sua descriminalização incomoda muito mais.


                                    Também publicado no blog da Liga Humanista do Brasil (LiHS) - Bule Voador

Artistic Marijuana Leaf By Imahb Dsme
O cheiro da maconha pode incomodar muita gente. Mas odor desagradável não é um bom argumento para proibir consumo. Para entender isso é necessário apenas o simples paralelo: Proibiremos o consumo de cigarro porque seu cheiro também incomoda. Em locais públicos, a melhor maneira de compatibilizar os fumantes e não fumantes é justamente criar locais específicos para o consumo. O consumidor também pode ser educado, como boa parte dos consumidores de cigarro são, ao fazerem a pergunta “você se importa que eu fume aqui?”
Não é cabível continuar com a criminalização. É possível defender isso de duas maneiras complementares, uma científica e outra moral.
A política antidrogas atual no Brasil não é apoiada em evidências: À luz dos melhores resultados empíricos que dispomos, a maconha causa menos danos físicos e sociais que outras drogas facilmente disponíveis (álcool e cigarro). Disso não segue, obviamente, que a maconha seja isenta de efeitos colaterais. Entretanto, são mais sutis e menos agressivas a tal ponto que os benefícios do uso (medicinal) pode superar as eventuais contraindicações. Uma delas é que com a liberação comercial deve vir junto o uso médico.
A relação com o argumento moral é a seguinte: Não parece aceitável criminalizar uma droga que não apenas apresenta potencial de uso médico, mas que já existem terapias relativamente confiáveis em que seu uso pode ser aplicado — como servir de aliada a tratamentos de alguns tipos de câncer. Alternativamente, outra defesa moral é possível, e que pode ser defendida a despeito do uso medicinal: É limitar a liberdade dos outros que a usem como consumo recreativo; alguém não gostar de algo não deve implicar proibição geral. Além disso, parece ser apenas uma falsa preocupação o desejo de proibir em nome da saúde. Preocupação real seria muito mais efetiva se, antes de ditar o que o outro pode ou não consumir, o sujeito cuidasse da sua própria saúde, e parasse de fumar e/ou beber álcool. O que não deixa de ser curioso: Muitos dos adeptos da proibição da maconha consomem ambas as drogas, ao mesmo tempo.
Uma possível objeção comum é dizer que há outras preocupações imediatas do que a descriminalização da maconha, mesmo reconhecendo-se seus efeitos comparativamente menos nocivos. Essa ideia, porém, é uma típica falácia da prioridade. Investir um pouco de atenção em uma coisa não impede que outras sejam atendidas concomitantemente.
E por que não seria prioridade? Atualmente, no Brasil, o indivíduo flagrado é tido como criminoso. A lei atual é incapaz de distinguir claramente quem é consumidor de quem é traficante. E qual a evidência disso? O inchaço no sistema prisional: Além de possuir a terceira maior população carcerária no mundo (só perdendo para a China e Estados Unidos), estima-se no país uma população carcerária por tráfico de entorpecentes (tipificação de crime não violento) superior a 130 mil pessoas (cerca de 1/4 do total de presos). Para ter uma ideia da extensão desse número, basta somar os outros dois crimes numericamente expressivos (roubo qualificado e o roubo simples) e obteremos um valor que não chega a 90 mil presos. Além disso, é bem reconhecido o problema geral nas prisões do país: presos em locais inadequados, superlotação e pessoas vulneráveis à maus tratos e desrespeito aos direitos humanos. Em visto disso, ajudar a desafogar o sistema prisional (que muita gente que reclama não dá boas alternativas) parece uma prioridade. Sem contar a truculência policial que não sabe lidar com quem é consumidor, sobretudo os mais pobres.
                Aquele que se preocupa com prioridades não deixa de acentuar – com razão –, possíveis dificuldades de aplicações, como tempo e custo. Acontece que do ponto de vista operacional é muito fácil executar. Basta uma lei entrar em vigor e alguns poucos ajustes de recursos materiais. Aliás, já existe proposta (PL 7270) que não visa “liberar” (de fato, o uso da maconha já é recorrente), mas sim regular o uso. Isso significa que o projeto prevê uma quantidade máxima permitida ao usuário recreativo, e também pretende fazer com que os municípios possam arrecadar dinheiro com as vendas (parecido como o que Uruguai fez e semelhante ao projeto já proposto na Argentina).
                Argumentos científicos e morais podem ser defendidos também por uma análise história. E duas são as razões disso: O fracasso da chamada “guerra às drogas” e da Lei seca nos Estados Unidos. Tomando em conjunto, ambas fornecem evidências de que o proibicionismo aumenta a violência e traz danos socioeconômicos que poderiam ser minimizados caso a maconha fosse descriminalizada.
                É fácil manter uma postura proibicionista vastamente apoiada por vários veículos de comunicação. Difícil, entretanto, é alinhar estas posições diante das evidências históricas e da realidade do país. Os argumentos mais comuns do proibicionismo são mantidas por preconceito popular, sendo incapazes de resistirem ao escrutínio de informações científicas que revelam a urgência de se pensar em uma nova política sobre o uso de drogas.