quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O cinema do talentoso Paul Thomas Anderson



(Paul Thomas Anderson)

Paul Thomas Anderson (não confundir com Paul W.S. Anderson - responsável pela série de filmes "Resident Evil" que vai do mediano ao trágico) é um dos cineastas mais competentes e originais do atual cinema americano. Também é um dos meus favoritos.
O cineasta apresentou seu primeiro longa em 1996 no festival de Cannes com o filme neo-noir “Jogada de Risco” (também conhecido como "Sydney". Em ordem temporal, seus próximos filmes foram: “Boogie Nigths”, “Magnólia”, “Embriagado de amor”, “Sangue negro” e “O mestre”. Comparando com a média de seus colegas contemporâneos realizou poucos filmes; desconsiderando os 4 curtas-metragens (um deles inclusive antes de 1996), em 17 anos de carreira foram 6 obras (grosso modo, isso equivale a um filme a cada 3 anos). A ausência trienal do cineasta parece render bons frutos. Segundo o IMDb, Anderson foi indicado em tantos prêmios que você o encontra em premiações que variam de A-Z (78 indicações e 51 prêmios).

(Cartaz do filme Magnólia, 1999)
Uma característica marcante em sua filmografia é o interesse por estudo de personagens, seja focando em um casal (como fez em "Embriagado de amor") ou em um coletivo ("Magnólia"). É difícil eleger qual é seu melhor filme, pois parece que o cineasta tem recebido elogios constantes. Em geral, a crítica especializada sempre atestou favoravelmente o talento do cineasta. Por exemplo, em sua crítica sobre “Magnólia”, Roger Ebert diz:

 ‘não é um filme tímido (...) faz parte de um tipo de filme que não pede desculpas por sua exuberância, nem mesmo protege-se com ironia contra suspeitas de sinceridade.’

Sobre o mesmo filme Pablo Villaça sentencia:

Talvez a maior proeza de Paul Thomas Anderson em Magnólia seja sua capacidade de fazer com que o espectador se envolva com todas as figuras que cruzam a tela sem provocar um nó na cabeça de quem assiste ao filme. Intercalando as diversas tramas, o diretor consegue manter um ritmo constante enquanto desenvolve paralelamente as situações vividas por seus personagens. (...) Magnólia é certamente um dos melhores – senão o melhor – filme de 1999 (levou o grande prêmio no Festival de Berlim). Talvez o estilo auto-indulgente de P.T. Anderson seja uma das causas que o tornam `antipático` para os conservadores membros da Academia (não é todo mundo que aguenta mais de três horas de diálogo); talvez o problema resida em seus temas polêmicos (especialmente drogas e sexo). Seja como for, tenho a mais absoluta convicção de que chegará o dia em que este diretor/roteirista será reconhecido como uma das grandes revelações da década de 90.’

O mesmo crítico ao escrever sobre “O mestre” destaca o seguinte:

‘(...) Paul Thomas Anderson continua a demonstrar seu talento descomunal como cineasta tanto pela maturidade de seus temas quanto por seu preciosismo estético’


(Sangue negro, 2007)
Seu penúltimo filme ("Sangue Negro", 2007) eu considero uma obra-prima moderna, tamanha foi a capacidade de desenvolver um complexo personagem obcecado pelo seu achado (petróleo).

É notável como sempre conseguiu extrair o melhor de seus atores, como fica evidente em suas colaborações com Daniel Day-Lewis ("Sangue Negro"), nas atuações coadjuvantes do Philip Seymour Hoffmann (como em "Magnólia" e "Boogie Nigths") e mais recentemente no trabalho de atuação primoroso do Joaquin Phoenix no filme "O mestre" (que também conta com a presença do brilhante Hoffmann).

(O mestre, 2013)
Anderson é um cineasta obrigatório para qualquer cinéfilo. E mesmo que o gosto do espectador não se ajuste à maneira peculiar do cineasta é inegável reconhecer o brilhantismo técnico e intelectual sempre desempenhado pelo diretor.

Seu próximo projeto deve estrear ano que vem ou em 2015. Nomeado como "Inherent Vice", o diretor volta a fazer parceria com Joaquin Phoenix junto com o resto do elenco não menos interessante, como Josh Brolin e Benico del Toro.





(Pôster estilizado do filme "Sangue Negro", que leva qualquer cinéfilo à loucura. Outros podem ser encontrados aqui.)

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